O Ministério da Economia através do Instituto Nacional do Turismo (INATUR, IP), realizou a cerimónia de encerramento da II Edição da Acção de Qualificação de Bartenders, integrada no Projecto de Valorização e Empoderamento de Mulheres e Jovens, destinado a estudantes finalistas das áreas de restauração, bebidas, hotelaria e turismo.
Esta iniciativa reforça o compromisso do Governo com a promoção da igualdade de oportunidades, inclusão e não discriminação no acesso ao emprego, formação profissional e educação de qualidade no sector do turismo.
O Ministério destacou o papel determinante da Coca-Cola Moçambique, parceira estratégica desta acção, cuja colaboração tem permitido alargar a oferta de serviços qualificados no turismo, através do Memorando de Entendimento assinado com o INATUR, IP. Esta cooperação contribui de forma significativa para a valorização do capital humano e para o desenvolvimento sustentável do turismo nacional.
A II Edição introduziu um modelo inovador, baseado em padrões de competência e metodologias activas, incluindo conteúdos de empreendedorismo, indução à integração laboral e estágios obrigatórios subsidiados pela Coca-Cola e supervisionados pelo INATUR, IP. Este modelo possibilitou o desenvolvimento de competências essenciais para o desempenho nas áreas de restaurante e bar, em alinhamento com o Quadro Nacional de Qualificações Profissionais.
A iniciativa responde igualmente ao compromisso do Governo para o quinquénio 2025–2029, que prevê a formação de 13.000 profissionais no sector do turismo.