No seu discurso, O Presidente da Republica, Daniel Chapo, disse que ao longo destes 60 anos, a feira tem sido uma plataforma onde se exibe o génio do empreendedorismo dos moçambicanose se revela a diversidade da produção, riqueza, para além de ser um local onde se constroem alianças estratégicas, projectando-se sonhos empresariais e a consolidação do nosso posicionamento no mercado regional, continental e internacional. “A FACIM é mais do que uma feira de negócios. É um espelho da Nação. É um espaço de encontro das famílias moçambicanas, onde trazemos as nossas crianças para aprenderem sobre o país, para se orgulhar do que somos e do que produzimos do Rovuma ao Maputo, do Zumbo ao Índico”, afirmou Chapo.
Durante a cerimónia, o governo procedeu à distinção dos Maiores Exportadores e Investidores em diversas áreas da economia,um acto que reconhece o esforço e a contribuição destas entidades para o desenvolvimento económico, a criação de empregos e o reforço da competitividade nacional.
O evento que este ano decorre sob o lema “Promovendo a Diversificação Económica rumo ao Desenvolvimento Sustentável e Competitivo de Moçambique”, visa promover produtos e serviços, trocas de experiências empresariais e fortalecimento de parcerias estratégicas.